Alterações nas unhas: quais os principais sinais que as unhas podem dar?


Unhas são feitas, em sua maior parte, de queratina. Essa é uma substância dura que tem como função proteger as extremidades das mãos e dos pés, indo além do seu valor estético.

Poucos sabem, mas as unhas também são indicadores de saúde muito eficientes. Alterações nas unhas podem servir de alerta para diversos tipos de doenças dermatológicas, desequilíbrios hormonais e outros problemas de saúde. 

Nos próximos tópicos, explicaremos com mais detalhes algumas das alterações em unhas e o que elas podem dizer sobre o estado geral da sua saúde. Acompanhe!

Por que prestar atenção nas unhas é tão importante? 

A sabedoria popular costuma dizer que as unhas são verdadeiros termômetros do corpo. E isso é verdade. Unhas podem mostrar que seu corpo está em deficiência de determinado nutriente, por exemplo, ou até mesmo manifestar indícios de quadros de saúde mais graves. 

Pode ser fácil, no entanto, negligenciar o cuidado com as unhas e não observá-las atentamente em meio a uma rotina tão corrida. Mas desenvolver o hábito de analisar alterações nas unhas é muito importante para manter a saúde em dia. 

Alterações nas unhas: quais os sinais de alerta?

Unhas saudáveis devem ter um aspecto uniforme, com uma cor levemente rosada e a lúnula visível perto das cutículas. Elas também devem ser relativamente fortes, sem apresentar descamação ou variações de cor. 

Para entender quais são as alterações mais comuns em unhas e o que elas podem significar, veja os tópicos abaixo.

Unhas amareladas

Unhas amareladas podem ocorrer em pessoas mais velhas ou naquelas que têm o hábito de fumar. Apesar disso, especialistas alertam que esse também pode ser um sinal de doenças como a psoríase, diabetes, doenças respiratórias e desequilíbrios na tireoide.

Unhas com sulcos

Se as suas unhas apresentam ranhuras ou pontos de relevo, isso pode ser sinal de um quadro diabético descontrolado ou indicativo de que seu corpo precisa de mais zinco. Essas deformações também podem ocorrer por conta de lesões na região.

Unhas com descamação

Unhas que descamam com facilidade podem significar deficiências na alimentação, como quantidades insuficientes de vitaminas A, B ou C. Em alguns casos, a descamação pode denunciar casos de hipotireoidismo. Mas esse quadro também pode ocorrer devido a hábitos estéticos, como o uso de removedores de esmaltes com frequência.

Linhas brancas na unha

Linhas brancas são alterações bem comuns nas unhas. Elas podem indicar uma deficiência de proteína no corpo ou doenças nos rins e fígado. Elas também são comuns em pessoas que estão passando por processos de quimioterapia. 

Por que as unhas ficam encravadas?

O encravamento de unhas também é uma alteração comum e, ainda que seja incômoda, não costuma representar um sinal preocupante para a saúde do paciente 

Unhas encravadas são mais comuns nos dedos do pé e ocorrem por uma série de fatores: corte irregular da unha, uso de sapatos fechados e apertados, etc. Para cuidar de uma unha encravada corretamente, visite um médico dermatologista especializado.

Como proteger ainda mais a unha?

Existem alguns cuidados que podem ser aplicados se você deseja cuidar do aspecto das suas unhas, deixando-as bonitas e saudáveis. O primeiro deles é fazer intervalos entre as manicures, afinal, a aplicação contínua de produtos químicos pode prejudicar o aspecto da unha. 

Você também pode hidratar as suas cutículas dos pés e das mãos para garantir um aspecto mais uniforme e macio em suas unhas. Além disso, se possível, use um removedor de esmaltes sem acetona. 

Visitas regulares ao consultório de Dermatologia também são muito importantes para garantir que a saúde das suas unhas está em dia. Lembre-se sempre que as unhas podem dar verdadeiras pistas sobre o seu corpo, por isso, não negligencie seu cuidado.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]rmaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×