Clareamento de manchas: causas e tipos de tratamentos

As manchas na pele, normalmente, são inofensivas. Aparecem em razão da frequente exposição da pele ao sol e podem ser evitadas apenas com o uso de protetor solar. Porém, em alguns casos, essas manchas podem indicar que algo está errado com o corpo. Com isso, é preciso uma consulta ao dermatologista, para que sejam investigadas.
Confira, neste conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre as manchas na pele e os tratamentos!
Tipos de manchas
Alguns dos tipos de manchas na pele são:
Melanoma
O melanoma, ou câncer de pele, pode aparecer na forma de uma pinta muito escura ou com mais de uma cor. Se uma pinta aumenta de tamanho ou apresenta sangramento, é preciso procurar um médico urgentemente.
Acne
A acne é um problema muito comum em adolescentes e se apresenta na forma de espinhas e cravos. Aparecem com o acúmulo de oleosidade da pele, doenças de saúde mental e alteração nos hormônios, por exemplo.
Dermatite
Manchas vermelhas na pele, que ficam descascando, podem significar uma dermatite. A doença é uma inflamação na pele causada por alergias ou irritações e não é contagiosa. Pode manifestar-se em qualquer idade e nas mais diversas partes do corpo.
Pintas
As conhecidas pintinhas na pele podem surgir no rosto ou nas costas. Em um primeiro momento, não significam nada e surgem apenas por conta de um leve acúmulo de melanina na região. Porém, caso fiquem maiores ou ganhem uma coloração diferente, é possível que sejam um sinal de câncer.
Tratamentos para o clareamento de manchas
Existem diversas formas de fazer o clareamento de manchas na pele. Todas devem ser acompanhadas por um dermatologista especializado para que problemas mais graves não sejam mascarados pelos tratamentos estéticos.
Listamos os principais tratamentos disponíveis a seguir.
LIP
A Luz Intensa Pulsada (LIP) é um tipo de tratamento inovador, em que são aplicadas diversas luzes com ondas diferentes para clarear as manchas. A vantagem é que, ao aplicar a LIP, o paciente não sente dor, e o custo é mais reduzido quando comparado a outros tratamentos.
Laser
O laser já é conhecido por apresentar ótimos resultados no clareamento de manchas. Esse dispositivo emite uma luz monocromática e apenas um tipo de onda. Essa luz chega diretamente à pele (pode causar alguns efeitos colaterais, como dor e vermelhidão na região aplicada).
Peeling
Por fim, no peeling, ou mais especificamente, o peeling de cristal, utiliza-se uma substância chamada hidróxido de alumínio para retirar camadas mais superficiais da pele. Isso ajuda a clarear as manchas causadas pela luz solar ou por cravos e espinhas.
Cuidados durante o tratamento
Durante qualquer um dos tratamentos citados, é preciso que o paciente tome alguns cuidados. A utilização de protetor solar é fundamental, assim como evitar a manipulação da pele para remover espinhas.
Além disso, é preciso ficar longe do sol, pelo menos nos horários em que os raios estão mais incidentes, pois a pele estará sensível durante o período do tratamento, e a longa exposição solar pode prejudicar os resultados ou até agravar alguns problemas na pele.
Se você gostou do conteúdo, continue no site da DermaSEr e conheça mais sobre a nossa clínica de dermatologia!