Clareamento de manchas: causas e tipos de tratamentos

clareamento de manchas

As manchas na pele, normalmente, são inofensivas. Aparecem em razão da frequente exposição da pele ao sol e podem ser evitadas apenas com o uso de protetor solar. Porém, em alguns casos, essas manchas podem indicar que algo está errado com o corpo. Com isso, é preciso uma consulta ao dermatologista, para que sejam investigadas.

Confira, neste conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre as manchas na pele e os tratamentos!

Tipos de manchas

Alguns dos tipos de manchas na pele são:

Melanoma

O melanoma, ou câncer de pele, pode aparecer na forma de uma pinta muito escura ou com mais de uma cor. Se uma pinta aumenta de tamanho ou apresenta sangramento, é preciso procurar um médico urgentemente.

Acne

A acne é um problema muito comum em adolescentes e se apresenta na forma de espinhas e cravos. Aparecem com o acúmulo de oleosidade da pele, doenças de saúde mental e alteração nos hormônios, por exemplo.

Dermatite

Manchas vermelhas na pele, que ficam descascando, podem significar uma dermatite. A doença é uma inflamação na pele causada por alergias ou irritações e não é contagiosa. Pode manifestar-se em qualquer idade e nas mais diversas partes do corpo.

Pintas

As conhecidas pintinhas na pele podem surgir no rosto ou nas costas. Em um primeiro momento, não significam nada e surgem apenas por conta de um leve acúmulo de melanina na região. Porém, caso fiquem maiores ou ganhem uma coloração diferente, é possível que sejam um sinal de câncer.

Tratamentos para o clareamento de manchas

Existem diversas formas de fazer o clareamento de manchas na pele. Todas devem ser acompanhadas por um dermatologista especializado para que problemas mais graves não sejam mascarados pelos tratamentos estéticos.

Listamos os principais tratamentos disponíveis a seguir.

LIP

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é um tipo de tratamento inovador, em que são aplicadas diversas luzes com ondas diferentes para clarear as manchas. A vantagem é que, ao aplicar a LIP, o paciente não sente dor, e o custo é mais reduzido quando comparado a outros tratamentos.

Laser

O laser já é conhecido por apresentar ótimos resultados no clareamento de manchas. Esse dispositivo emite uma luz monocromática e apenas um tipo de onda. Essa luz chega diretamente à pele (pode causar alguns efeitos colaterais, como dor e vermelhidão na região aplicada).

Peeling

Por fim, no peeling, ou mais especificamente, o peeling de cristal, utiliza-se uma substância chamada hidróxido de alumínio para retirar camadas mais superficiais da pele. Isso ajuda a clarear as manchas causadas pela luz solar ou por cravos e espinhas.

Cuidados durante o tratamento

Durante qualquer um dos tratamentos citados, é preciso que o paciente tome alguns cuidados. A utilização de protetor solar é fundamental, assim como evitar a manipulação da pele para remover espinhas.

Além disso, é preciso ficar longe do sol, pelo menos nos horários em que os raios estão mais incidentes, pois a pele estará sensível durante o período do tratamento, e a longa exposição solar pode prejudicar os resultados ou até agravar alguns problemas na pele.

Se você gostou do conteúdo, continue no site da DermaSEr e conheça mais sobre a nossa clínica de dermatologia!

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo à Av. Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×