Conheça as principais orientações para evitar que a unha encrave


A onicocriptose, mais conhecida como unha encravada, é uma inflamação que faz com que parte da unha comece a aparecer na carne do dedo. Este problema pode acontecer com pessoas de qualquer gênero e idade, mas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é mais recorrente em homens de 10 a 30 anos. Isso ocorre porque eles estão mais propensos a sofrer traumas no dia a dia que contribuem para o aparecimento de unhas encravadas nos pés.

Por ser um problema bastante incômodo e dolorido, preparamos este artigo com as principais dicas para que você saiba como tratar e como evitar que a unha encrave. Acompanhe!

Corte e cuidados com as unhas

Quem deseja prevenir a unha encravada deve ficar atento ao corte realizado no local. O ideal é que as unhas sejam cortadas no formato “quadrado”, no qual a parte de cima fica reta. Isso facilita que elas tenham o espaço e o caminho adequado para crescer.

Em relação a retirada de cutículas, não é recomendado que elas sejam removidas em excesso. Por ser uma inflamação, a unha encravada pode ocorrer com mais facilidade em peles que não estão protegidas por essa cutícula. A partir disso, se você deseja evitar ou já tem propensão a ter unha encravada, opte por empurrar a cutícula ao invés de removê-la. 

Outro cuidado que também se mostra relevante é a prática de lixar as unhas. Suas pontas, chamadas espículas, são reconhecidas pelo organismo como corpos estranhos e podem causar a unha encravada. Assim, lixá-las faz com que as espículas sejam removidas e as chances de ter a condição inflamatória sejam diminuídas.

Veja também: Patologias que alteram as unhas

Limpeza da área

Uma das coisas mais importantes para quem deseja evitar a unha encravada é a limpeza dos pés e das unhas. O ideal é lavar os pés todos os dias, às vezes até mais de uma vez por dia, de modo que as células mortas e a sujeira abaixo da unha sejam removidas. Assim como a cutícula serve para proteger os pés contra infecções, a limpeza é um fator determinante para que a unha encravada seja evitada.

Sapatos apertados

Muitas pessoas, em especial as mulheres, acabam optando pelo uso de sapatos com o bico mais apertado. Esse tipo de calçado, também conhecido como sapatos de bico fino, faz com que o pé sofra uma pressão capaz de causar a unha encravada. 

A partir disso, o mais recomendável para quem deseja saber como evitar que a unha encrave é o uso de calçados confortáveis e principalmente mais largos na parte da frente. Uma dica interessante que também pode auxiliar nesse aspecto é o ato de andar descalço em casa. A prática alivia a pressão nos dedos e faz com que a inflamação ocorra com menos facilidade.

Tratamentos recomendados

Primeiramente, é preciso procurar um profissional de saúde para fazer uma avaliação – normalmente, um dermatologista. Ele poderá indicar as opções de tratamento disponíveis e a melhor opção para cada caso.

Os tratamentos mais eficazes são a aplicação de órteses ou pedaços de algodão para separar a espícula da unha e a pele que há em volta dela. Outro possível tratamento são os banhos de imersão em agentes secativos e antissépticos. Além disso, a cirurgia pode ser a melhor opção nos casos mais graves.

Saiba mais: Quando procurar uma clínica de dermatologia e marcar uma consulta

Cuide da sua pele com a DermaSEr

A DermaSEr é especializada em atendimento médico dermatológico – inclusive para o tratamento de unhas encravadas. A empresa é a escolha certa para quem busca por dermatologista na Av. Paulista, com profissionais altamente qualificados que aliam experiência de atuação com o que há de mais moderno na tecnologia médica. Nossos profissionais podem te ajudar com as melhores recomendações de como evitar que a unha encrave e com os principais tratamentos caso você já sofra com esse problema.

Faça um agendamento em nossa clínica na Paulista!

Conheça também: Remoção de Tatuagem a laser | Clinica de tricologia em são paulo

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades: