Conheça os diversos campos de atuação da dermatologia


Aqui no blog, já comentamos sobre o papel do dermatologista no tratamento de doenças da pele e, de forma breve, comentamos sobre os principais campos de atuação da área. Hoje, iremos abordar de forma mais detalhada sobre as especificidades de cada campo da dermatologia para auxiliar você na busca pelo profissional adequado para as suas necessidades. Boa leitura!

Os campos de atuação da dermatologia

Dermatologia clínica e preventiva

A dermatologia é a especialidade médica que cuida da pele, mas também dos cabelos, das unhas e dos pelos. Nesse sentido, a dermatologia clínica atua, de modo geral, no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à pele e demais tecidos do corpo, mas sem intervenção cirúrgica, visto que se trata de uma abordagem clínica.

Além disso, a dermatologia clínica também possui o foco na prevenção de enfermidades cutâneas. Sendo assim, o campo da dermatologia clínica e preventiva visa acompanhar e orientar os pacientes sobre os cuidados necessários com a pele, o cabelo, as unhas e os pelos para evitar o surgimento de patologias ou, pelos menos, diagnosticar as doenças em um estágio inicial, o que possibilita tratamento e recuperação mais efetivos. 

Desse modo, é de suma importância visitar o dermatologista ao menos uma vez ao ano e tratar-se com o mesmo médico ou equipe, pois assim será realizado um acompanhamento e avaliação mais precisos e aprofundados sobre o paciente. 

Onicologia

Esse campo da dermatologia é especializado no diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de doenças relacionadas à unidade ungueal. Essa unidade é formada pela placa ungueal, que nada mais é do que a parte rígida da unha, a qual é formada pela queratina, e pelas estruturas circundantes, tais como a cutícula, a lúnula e a pele. 

Dentre as patologias diagnosticadas e tratadas por essa especialidade estão deformações e distrofias, infecções e as unhas do pé encravadas. Dessa forma, diante da constatação de qualquer um desses problemas ou qualquer alteração nas unhas, é recomendado procurar o médico dermatologista especializado em onicologia. 

Dermatologia cosmiátrica

Cosmiatria é a subárea da dermatologia que estuda a manipulação de substâncias para fins cosméticos e estéticos. Nesse sentido, o profissional desse campo atua com os seguintes procedimentos:

 

Confira mais sobre a dermatologia cosmiátrica.

Além da realização desses procedimentos, os dermatologistas que atuam nesse campo são indicados para orientar sobre o uso adequado de cosméticos, tais como hidratantes, filtros solares, sabonetes, dentre outros produtos necessários para a manutenção da beleza da pele, de acordo com o tipo de pele do paciente. 

Dermatologia cirúrgica

Todo profissional dermatologista é formado em medicina e, portanto, está habilitado para realizar procedimentos cirúrgicos. Contudo, alguns profissionais se especializam mais na área de dermatologia cirúrgica e estão mais bem preparados para atuar nesse campo.

Os procedimentos realizados por esses profissionais podem abarcar todas as áreas mencionadas anteriormente as quais necessitem de intervenção cirúrgica para concluir o tratamento, ou até mesmo o profissional pode atuar em dois campos específicos, como cirúrgico e oncológico, como veremos na dermatologia oncológica logo a seguir. 

Outro exemplo para ficar mais claro é o caso de um dermatologista especializado no campo da cosmiatria que pode realizar determinados procedimentos não cirúrgicos, como os mencionados acima, mas não necessariamente possuir experiência em intervenções mais complexas ou dispor de infraestrutura em sua clínica para realizar determinados procedimentos, como a remoção de pintas ou transplante de cabelo, por exemplo. 

Saiba mais sobre dermatologia cirúrgica.

Dermatologia oncológica

Por fim, a dermatologia oncológica é especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de câncer de pele.

Leia também: o que perguntar para a dermatologista

A clínica DermaSEr

Como você pôde perceber, a dermatologia é uma especialidade subdividida em diversos campos, os quais podem convergir ou não. Além disso, constata-se que, diante de algum problema dermatológico, é necessário identificá-lo a fim de consultar o profissional especializado no assunto.

Como verificar uma alteração dermatológica antes da consulta pode ser algo muito complexo, é fundamental contar com uma clínica que disponha de uma equipe que contemple todos os campos de atuação da dermatologia, como a DermaSEr. 

Em busca de um dermatologista na Paulista? Nós oferecemos atendimento médico dermatológico voltado ao cuidado integral da pele, aliando ciência à arte, tecnologia e experiência pelas mãos de profissionais qualificados em todos os campos de atuação da dermatologia.

Saiba mais sobre: Subcisão e preenchimento | Remoção de Tatuagem a laser | Clinica de tricologia em são paulo | Laser fracionado ablativo

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×