Conheça os sintomas e principais tratamentos para a dermatite atópica


A dermatite atópica é uma condição que acomete várias pessoas, tanto de forma constante como aguda, principalmente durante o inverno. 

Conheça mais sobre esse problema, quais são seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis.

O que é dermatite atópica?

Ela é considerada uma doença crônica que pode se manifestar mais em determinadas épocas do ano como durante o inverno ou a estiagem, quando o ar fica muito seco em pessoas de todas as idades, podendo causar erupções que coçam e formam crostas.

Não é uma doença contagiosa e pode vir acompanhada de rinite alérgica e asma brônquica, sendo mais recorrente em crianças.

Sintomas

A doença tem, como principal sintoma, o surgimento de locais com pele extremamente seca, com pruridos que podem levar a lesões. Além desses, outros sintomas identificados são:

Principais causas

Não há causa única e específica que leve à dermatite atópica, mas estima-se que o mau funcionamento do sistema imunológico, em conjunto com uma pele extremamente seca e irritável, é o cenário perfeito para o surgimento da doença.

Outra provável causa, como acreditam muitos especialistas, é que a dermatite tenha uma ligação genética. Nesse sentido, as erupções teriam uma ligação com a incidência de rinite alérgica e asma.

De toda forma, nem todas as pessoas com essas doenças respiratórias desenvolvem a doença, assim como nem todos os que a têm terão rinite ou asma.

Tratamentos

Os tratamentos para a dermatite atópica visam diminuir a inflamação da pele e, consequentemente, a coceira, além de prevenir crises. Na maior parte dos casos, o problema é reduzido e controlado por meio de medicamentos tópicos como pomadas prescritas por um médico dermatologista e soluções emolientes (hidratantes) neutras:

Encontre tratamentos para a dermatite atópica com a DermaSEr

Tratamentos para a dermatite atópica devem ser recomendados por médicos dermatologistas especializados, como é o caso da equipe da DermaSEr, um centro de Dermatologia Clínica, próximo ao Ibirapuera, Cirúrgica e Cosmiátrica.

A DermaSEr acredita que a humanização no atendimento médico deva ser um dos pilares para que o tratamento surta efeito. Por esse motivo, preza pelos preceitos da verdadeira medicina como forma de garantir a melhor experiência, valorizando a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o nosso trabalho!

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×