Conheça os sintomas e principais tratamentos para a dermatite atópica

A dermatite atópica é uma condição que acomete várias pessoas, tanto de forma constante como aguda, principalmente durante o inverno.
Conheça mais sobre o que é dermatite atópica e quais são seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis.
O que é dermatite atópica?
Ela é considerada uma doença crônica que pode se manifestar mais em determinadas épocas do ano – como durante o inverno ou a estiagem, quando o ar fica muito seco – em pessoas de todas as idades, podendo causar erupções que coçam e formam crostas.
Não é uma doença contagiosa e pode vir acompanhada de rinite alérgica e asma brônquica, sendo mais recorrente em crianças.
Saiba mais: Dermatologia pediátrica
Sintomas
A doença tem, como principal sintoma, o surgimento de locais com pele extremamente seca, com pruridos que podem levar a lesões. Além desses, outros sintomas identificados são:
- cor da pele alterada (mais clara ou escura que o tom normal);
- áreas da pele que chegam a ficar esfoladas por causa da coceira;
- áreas que permanecem irritadas por muito tempo e chegam a ficar espessas (com textura parecida com a de couro);
- secreção ou sangramentos da orelha;
- vermelhidão causada por inflamação na pele ao redor das erupções.
Principais causas
Não há causa única e específica que leve à dermatite atópica, mas estima-se que o mau funcionamento do sistema imunológico, em conjunto com uma pele extremamente seca e irritável, é o cenário perfeito para o surgimento da doença.
Outra provável causa, como acreditam muitos especialistas, é que a dermatite tenha uma ligação genética. Nesse sentido, as erupções teriam uma ligação com a incidência de rinite alérgica e asma.
De toda forma, nem todas as pessoas com essas doenças respiratórias desenvolvem a doença, assim como nem todos os que a têm terão rinite ou asma.
Tratamentos
Os tratamentos para a dermatite atópica visam diminuir a inflamação da pele e, consequentemente, a coceira, além de prevenir crises. Na maior parte dos casos, o problema é reduzido e controlado por meio de medicamentos tópicos – como pomadas prescritas por um médico dermatologista – e soluções emolientes (hidratantes) neutras:
- Para pele muito ressecada, os cremes hidratantes neutros devem ser aplicados algumas vezes ao dia (ou toda a vez que o paciente sentir necessidade);
- Proteger a barreira superficial da pele também é muito importante; por isso, é sempre indicado ao paciente evitar ao máximo o contato com alérgenos, como poeira, pólen, perfumes, produtos muito perfumados, produtos de limpeza, entre outros;
- A temperatura da água do banho, assim como a utilização de muitos produtos, também influencia. O recomendável é tomar banhos curtos, com água morna (nunca quente), e com pouco sabonete, respeitando o pH da pele.
Encontre tratamentos para a dermatite atópica com a DermaSEr
Tratamentos para a dermatite atópica devem ser recomendados por médicos dermatologistas especializados, como é o caso da equipe da DermaSEr, um centro de Dermatologia Clínica, próximo ao Ibirapuera, Cirúrgica e Cosmiátrica.
A DermaSEr acredita que a humanização no atendimento médico deva ser um dos pilares para que o tratamento surta efeito. Por esse motivo, preza pelos preceitos da verdadeira medicina como forma de garantir a melhor experiência, valorizando a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre o nosso trabalho!
Confira: Tratamento para manchas na pele | Remoção de tatuagem sp | Clinica de tricologia em são paulo | Cirurgia de xantelasma