Dermatólogo infantil: o que é, o que faz e quando procurar

dermatólogo infantil

A visita a um dermatólogo infantil é muito importante para a saúde dos pequenos. A pele deles é mais sensível e é na infância e no começo da adolescência que diversos problemas de pele começam a aparecer.

Para corrigir ou prevenir problemas de pele, é preciso conhecer o trabalho do especialista em dermatologia infantil. Veja como esse profissional atua!

O que é dermatólogo infantil?

O dermatólogo infantil é o médico especializado em cuidar da pele de bebês, crianças e adolescentes. Ele trata de doenças relacionadas ao órgão da pele e também atua na prevenção de diversos tipos de problemas de saúde, como o câncer de pele.

Esse especialista realiza o curso de medicina durante 6 anos e depois faz uma residência em dermatologia. Por fim, ainda precisa fazer uma especialização em dermatologia pediátrica. Com todo esse conhecimento adquirido, ele está preparado para atender aos pequenos com vitiligo, melasma, eczema, dermatite ou outras doenças de pele.

O que faz um dermatólogo infantil 

O profissional começa fazendo um procedimento chamado anamnese, que é uma entrevista realizada no consultório dermatologia. Nesse momento, para que o dermatologista pediátrico possa começar a fundamentar o diagnóstico, são realizadas diversas perguntas para os cuidadores e para os pequenos. Realiza-se ainda um exame visual, também chamado de exame dermatológico, no qual o médico pode constatar, apenas olhando para o paciente, que tipo de condição ele possui. Essa etapa pode ser a última antes do início do tratamento se o problema for relacionado a acne, por exemplo.

Caso a anamnese e o exame visual não sejam o suficiente para diagnosticar o paciente, exames clínicos são solicitados. Em especial, os exames de sangue são pedidos pelo dermatologista.

Depois disso, o médico avalia o resultado dos processos de investigação diagnóstica e prescreve os medicamentos e mudanças de hábitos necessárias para que o problema de saúde seja resolvido. Nessa etapa, também podem ser solicitados mais exames ou até cirurgias no caso de problemas mais graves.

Caso o diagnóstico tenha como resultado um problema relacionado a outra área médica, o dermatologista vai indicar qual especialidade deve ser procurada.

Quando procurar um dermatólogo infantil? 

O dermatologista infantil deve ser procurado desde cedo, já que a pele das crianças é cerca de 20% menos espessa do que a dos adultos, tornando-a mais sensível a problemas de saúde.

Por volta dos seis meses de idade é o momento ideal para fazer a primeira consulta com o profissional. Enquanto são pequenas, as crianças também acabam tendo contato com o chão e com objetos estranhos colocados na boca, o que aumenta a chance de infecções e parasitas no corpo.

Além disso, por volta dos 12 anos de idade, idade em que a puberdade começa, os problemas na pele também são mais comuns, em especial os relacionados a acnes e espinhas. Por isso, também é um ótimo momento para ir ao especialista.

A DermaSer é a melhor opção para quem procura por dermatólogo infantil. Continue no nosso site para saber mais sobre a clínica e conhecer as nossas outras especialidades!

Conheça também: Molusco contagioso infantil | Dermatologia Oncológica | Ultrassom microfocado

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo à Av. Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×