Entenda por que ocorre a acne e como realizar o tratamento dermatológico


Acompanhe as principais informações sobre causas, graus de severidade e tratamentos para acne. Veja também onde realizar tratamentos dermatológicos em São Paulo.

A acne é uma condição dermatológica que pode ser multifatorial e exige acompanhamento médico para o melhor tratamento e consequentes resultados positivos. Conheça a doença, suas principais causas, os graus de severidade e quais os principais tratamentos.

O que é a acne

A acne é uma doença dermatológica que pode aparecer em pessoas de todas as faixas etárias, exigindo tratamento especializado.  

Também chamada de espinha, a condição demanda cuidados com higiene, produtos, além de muita disciplina para não espremer ou aplicar substâncias perigosas, caseiras ou duvidosas.

Importante salientar que não há soluções milagrosas para a acne e, ao menor descuido, o quadro pode piorar bastante. A acne pode ser persistente e até mesmo dolorosa. As lesões cicatrizam lentamente e tendem a deixar marcas irreversíveis.

Quais são os graus em que se divide a acne

Grau 1: 

Reconhecida por cravos, pontos pretos, que podem ser abertos ou fechados.

Grau 2: 

Além dos cravos de ponta preta, há também pequenas espinhas avermelhadas, podendo ou não haver presença de pus.

Grau 3: 

As espinhas e suas lesões são maiores, chegando a formar nódulos firmes e doloridos. Podem evoluir para pústulas e pápulas.

Grau 4: 

O quarto grau também é chamado de acne conglobata, em que os nódulos e cistos se sobrepõem, formando grandes abscessos ou fístulas, que deixam cicatrizes de difícil remoção.

Grau 5: 

O quinto e mais grave grau de acne é bem raro, com lesões que evoluem para úlceras e podem apresentar sintomas sistêmicos.

Por que a acne ocorre?

Os quadros mais comuns são de acne 1 e 2, e costumam se desenvolver durante a adolescência.

Jovens e adultos também podem desenvolver acne por diversos motivos. O principal é a superprodução de sebo na pele com concentração de células mortas que causam o entupimento dos folículos pilosos, resultando nas doloridas espinhas.

Além disso, resíduos de produtos, como maquiagem e cosméticos, também causam acnes, assim como desequilíbrios hormonais, recorrentes principalmente em mulheres.

Tratamentos para acne

Há diversos tratamentos para acne e cravos, a depender do grau da doença, que vão desde produtos tópicos, como secativos, ácidos e adstringentes, até medicamentos e antibióticos orais, como a isotretinoína.

A depender do grau de acne, o dermatologista terá que indicar tanto produtos tópicos quanto medicamentos orais para que a junção de diferentes substâncias forme um tratamento completo com resultados positivos.

É claro que o tratamento pode sofrer alterações de acordo com o avanço da acne, por isso é tão importante manter acompanhamento com médico dermatologista.

Tecnologias que auxiliam no tratamento da acne e cravos

Hoje, é possível contar com auxílio de algumas tecnologias no tratamento da acne e cravos para promover o controle dos poros que se dilatam na superfície da pele, assim como a reprodução de bactérias que levam à formação de espinhas.

Tratamentos com luz pulsada, por exemplo, ajudam a diminuir a população das bactérias que formam a acne. Ou seja, além dos tratamentos tópicos e orais, há também opções em consultórios dermatológicos para controle da doença.

Para quem já conta com marcas e cicatrizes de acne na pele, há também tecnologias que ajudam no tratamento desse tipo de lesão especificamente.

Fundamental salientar que o tratamento para acne deve ser iniciado o mais cedo possível para que seja feito o diagnóstico mais assertivo e sequente tratamento. Não se deve esperar que o quadro melhore por si só, já que as espinhas podem deixar marcas e cicatrizes profundas na pele.

Encontre tratamento para acne na DermaSEr

A DermaSEr é uma clínica de dermatologista próximo a Av. Paulista, que atende pessoas de todas as idades e oferece tratamento para acne com profissionais especializados no assunto.

A clínica presta atendimento médico dermatológico voltado ao cuidado integral da pele, aliando novas tecnologias à experiência de seus profissionais para alcançar os melhores resultados.

Conheça a DermaSEr e saiba como encontrar o diagnóstico correto e receber o melhor tratamento para acne e cravos.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×