Esclarecendo principais dúvidas relacionadas à tricologia


A queda de cabelo é um assunto delicado, que mexe com a autoestima de homens e mulheres de igual forma. Felizmente, problemas capilares são amplamente estudados pela tricologia, uma subárea da dermatologia. 

Se você deseja determinar a razão para sua queda de cabelo ou melhorar o aspecto de suas madeixas, uma consulta com um profissional tricologista é o caminho a ser seguido. 

Mas essa é uma especialidade que ainda pode gerar dúvidas. Para tirar algumas delas, preparamos este artigo. Confira! 

Tricologia? O que é isso? 

A tricologia é a área da dermatologia especializada no estudo dos fios de cabelo e do couro cabeludo. Seu objetivo é investigar as causas para problemas, como quedas de cabelo ou inflamações nos bulbos capilares, por exemplo, e traçar soluções para minimizá-los. 

A saúde capilar é um ótimo indício sobre a saúde de todo o corpo. Muitas das vezes, o enfraquecimento das raízes capilares pode ser causado por problemas hormonais ou sanguíneos, e cabe à tricologia determinar um diagnóstico correto.

Como a tricologia pode ajudar na queda de cabelo?

A tricologia tem tratamentos adequados não só para queda de cabelo, mas também para dermatites capilares, cabelos oleosos ou ressecados, psoríase, dentre muitas outras doenças de pele que causam problemas no couro cabeludo. 

Dentre as soluções aplicadas, podemos destacar os tratamentos tópicos – que incluem o minoxidil, a finasterida ou outros tratamentos dermatológicos –, a intradermoterapia, a microinfusão de medicamentos na pele ou o microagulhamento. Todos eles têm altas taxas de sucesso, desde que aplicados da maneira correta

O uso da luz de LED também é muito popular na tricologia. Ela tem o intuito de estimular a circulação sanguínea e o metabolismo de maneira local, aumentando o poder cicatrizante da pele e devolvendo o aspecto saudável aos cabelos. 

Também é importante notarmos que, frequentemente, problemas capilares estão atrelados a hábitos de vida ruins, como alimentação pobre em nutrientes ou estilo de vida estressante. Por isso, após o diagnóstico, pacientes e especialistas precisam trabalhar juntos para aumentar as chances de sucesso de qualquer tratamento. 

Consulta com tricologista: quando devo procurar um profissional especializado? 

O médico tricologista pode ser um poderoso aliado na busca por um couro cabeludo mais saudável, mesmo que o seu problema não seja, necessariamente, a queda excessiva de cabelo. Especialistas tricologistas podem te ajudar a ter um crescimento de cabelo mais saudável e bonito, além de ajudar a manter a saúde do seu cabelo em dia. 

Mas, é claro, esses profissionais também são de grande ajuda se você tem problemas como calvície, alopecia e outros distúrbios que impactam o crescimento de seus cabelos. Por isso, procurar um médico tricologista deve ser o primeiro passo dado assim que alguma dessas questões começar a te incomodar.

A DermaSEr® é um clínica de dermatologia tradicional de São Paulo, contando com médicos de muitas especialidades, o que inclui profissionais da tricologia, é claro. Em nossos consultórios, pacientes que buscam um couro cabeludo mais saudável poderão encontrar também um tratamento de excelência.

Se você tem problemas com o crescimento de cabelo, irritações no couro cabeludo ou qualquer outro problema capilar, conte conosco para ajudar nessa fase. Visite nosso site agora e agende a sua avaliação com um de nossos especialistas em tricologia.

Conheça também: Toxina Botulínica (Botox®) | dermatologia cosmiátrica| O que é terapia fotodinâmica? | dermatologia cosmiátrica

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×