Fotoenvelhecimento: o que causa o envelhecimento prematuro da pele?


O fotoenvelhecimento é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente as que já estão acima dos 30 anos. O problema é causado, normalmente, pela alta exposição à radiação solar ultravioleta, que causa danos à pele e acelera o envelhecimento cronológico, causando rugas, textura áspera, coloração amarelada, entre outros.

Principais causas

A grande diferença do envelhecimento cronológico natural e do fotoenvelhecimento é que no segundo há uma falta de cuidados que causa o problema. Como dito anteriormente, a sua causa mais comum é a exposição prolongada à radiação ultravioleta. Os efeitos dessa exposição são cumulativos, de modo que, na infância, alguém pode ter sido exposto à radiação e só perceber seus efeitos negativos na vida adulta.

A falta do uso de protetor solar também pode ser um fator determinante para a ocorrência de fotoenvelhecimento, uma vez que, ao utilizá-lo de maneira frequente, a pele fica muito mais protegida. O uso do protetor solar é muito importante tanto em situações de praia, por exemplo, quanto no dia a dia das pessoas para evitar esse mal.

Além disso, outra causa que faz com que o fotoenvelhecimento apareça relativamente cedo é a falta de cuidados básicos, como ficar na sombra, usar bonés ou viseiras, entre outros. Esse tipo de cuidado é muito simples e, ao mesmo tempo, negligenciado pela maior parte das pessoas. Por esse motivo, acaba se tornando uma causa bem comum do fotoenvelhecimento.

Tratamento dermatológico

O tratamento do fotoenvelhecimento é realizado com o acompanhamento especializado de um dermatologista, que sabe indicar as opções mais adequadas para cada fase do problema, bem como pode orientar sobre a sua prevenção. Os tratamentos indicados para tratar o problema são:

Peeling

O peeling é um tipo de tratamento realizado a partir de ácidos, como o retinoico, mandélico e glicólico. A opção pelo peeling permite que o paciente não faça um tratamento muito invasivo, mas, ao mesmo tempo, tenha a sua pele melhorada com a nova camada superficial que se forma depois da aplicação do ácido.

Veja mais sobre: Peeling Químico

Toxinas e preenchimentos

É possível aplicar toxinas na pele para que as rugas e linhas de expressão sejam suavizadas. O tratamento mais comum é o botox, chamado de toxina botulínica. A vantagem desse tipo de procedimento é que ele é bem rápido e pouco invasivo; entretanto, seus efeitos duram até 6 meses. Já os preenchimentos são feitos com preenchedores dérmicos e podem durar até um ano e meio, sendo uma solução um pouco mais indicada para quem não tem muito tempo para tratamentos estéticos.

Laser fracionado

O laser fracionado é um tratamento que vem se tornando cada vez mais comum. Ele é feito a partir da aplicação de uma luz de laser apontada diretamente para a pele do paciente. Seu calor faz com que algumas camadas da pele sejam removidas para dar lugar a outras que têm o aspecto menos danificado.

Existem, ainda, outros tratamentos, como a terapia fotodinâmica e a luz pulsada. No entanto, é importante destacar que, antes de fazer qualquer um dos procedimentos mencionados, o paciente deve procurar por profissionais especializados para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Saiba mais: O papel do dermatologista no tratamento de doenças da pele

Verifique os tratamentos disponíveis na DermaSEr

A DermaSEr é uma clínica de dermatologia especializada no cuidado humanizado de seus pacientes. A empresa conta com profissionais qualificados e experientes, que aliam ciência, arte e tecnologia a todos os atendimentos. Faça os tratamentos para manchas na pele e cuide da sua saúde e estética com a DermaSEr para ter a sua qualidade de vida elevada a outro patamar!

Conheça: Ultrassom microfocado | Remoção de Tatuagem a laser | Clinica de tricologia em são paulo

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades: