Laser fracionado ablativo: o que é e quais as vantagens?

Seja com cuidados rotineiros ou procedimentos mais sofisticados, pacientes podem contar com as ferramentas da Dermatologia para combater os sinais do envelhecimento na pele, e o laser fracionado ablativo é uma dessas ferramentas.
Ele faz parte de uma técnica inovadora que ajuda pacientes a alcançarem uma pele com um aspecto jovem e saudável. Neste artigo, falaremos um pouco sobre como o procedimento funciona e ainda vamos tirar algumas dúvidas sobre o processo. Por isso, se você se preocupa com o rejuvenescimento da sua pele, vai gostar de entender melhor o assunto. Leia a seguir!
O que é laser fracionado ablativo?
O laser fracionado ablativo é uma das tecnologias mais indicadas para o rejuvenescimento da pele e tratamento de diversas condições estéticas que podem ser muito incômodas para pacientes.
O nome laser fracionado diz respeito à sua característica de fracionar a sua ação, deixando frações de pele intactas entre os pedaços que passaram pela ação do laser. Enquanto isso, o nome ablativo denomina sua função de remover parte da epiderme, a fim de gerar renovação celular.
Essa é uma das técnicas mais precisas da Dermatologia moderna, oferecendo total controle tanto no espaço da dermoabrasão quanto em sua profundidade. A sua ação pode ser observada imediatamente após o tratamento, mas os resultados definitivos surgem apenas em médio prazo.
Para que serve a técnica?
Essa é uma técnica indicada para pessoas com cicatrizes de acne ou causadas por intervenções cirúrgicas; pessoas com rugas profundas ou manchas na pele do rosto; pessoas com flacidez na pele, estrias brancas e mais.
Após um tratamento como esse, o paciente deve evitar ao máximo a exposição ao sol e seus raios UVA e UVB usando protetor solar mesmo em ambientes internos. Além disso, pacientes gestantes, pessoas de pele negra ou bronzeada, com infecções em atividade – como herpes, por exemplo – e que fazem uso de remédios fotossensibilizantes ou Roacutan devem evitar o uso do laser. A técnica também é contraindicada a pessoas com doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, hipertensão arterial e diabetes.
Quais as vantagens do laser fracionado ablativo?
O laser fracionado ablativo promove a descamação uniforme das camadas superficiais da pele, melhorando o aspecto de manchas e rugas por meio da estimulação da produção de colágeno.
Sua ação é capaz de uniformizar o aspecto da pele, deixá-la mais macia em textura, além de promover a uniformização de tom. Essa é uma técnica especialmente útil para combater o envelhecimento causado pela ação do sol e da idade.
Veja também: Existe tratamento a laser para olheira ?
Tratamento com laser fracionado ablativo: dúvidas e respostas
A avaliação de cada paciente é feita individualmente. Dessa maneira, o tratamento pode ser mais efetivo, focando nas áreas que mais incomodam ou que mais precisam de atenção.
Na DermaSEr, trabalhamos com sessões mensais. Normalmente, são necessárias de três a oito sessões para que o paciente alcance seus resultados ideais. O tratamento demanda a aplicação de anestésico tópico e demora de 30 a 60 minutos.
Após cada sessão com o laser fracionado ablativo, é comum que a pele apresente vermelhidão e sensibilidade. Nossa recomendação é que a exposição direta ao sol seja completamente evitada por até 15 dias. Durante esse período, o uso de protetor solar é obrigatório.
Se você quiser saber mais sobre o tratamento e marcar uma avaliação, visite o nosso site. Teremos todo o prazer em te ajudar a buscar uma pele mais rejuvenescida e uniforme.
Conheça também: Ultrassom microfocado | Remoção de Tatuagem a laser | Dermatólogo tricólogo | Subcisão para Celulite