Melasma: causas, sintomas e tratamentos para as manchas na pele


O melasma é um problema que acomete muitas pessoas ao redor de todo o mundo. Conheça os sintomas, as causas e quais são os principais tratamentos para as manchas na pele.

As manchas na pele podem ser classificadas em diversas categorias. O melasma é um tipo de mancha mais profunda e mais pronunciada, que demanda cuidados específicos e tratamento em clínica dermatologista.

Leia também: O papel do dermatologista no tratamento de doenças da pele

O que é melasma? Quais são suas causas?

Trata-se de uma condição que tem como principal característica o surgimento de manchas escuras, bem pronunciadas e que se encontram principalmente na área do rosto, ainda que também possam acometer pescoço, colo e braços.

Apesar de também poder atingir homens, o problema tende a afetar mais as mulheres.

Causas

Não há causas bem definidas para o melasma, mas, geralmente, ele advém de disfunções hormonais relacionadas ao uso de anticoncepcionais e à gravidez. A exposição solar também é fator determinante para o aparecimento das manchas.

Além disso, o melasma pode ser desencadeado pela luz ultravioleta e até mesmo pela luz artificial. O surgimento das manchas também é muito influenciado pela predisposição genética.

Tipos de melasma

O melasma pode ser categorizado de acordo com a disposição da mancha. Hoje, são encontrados três tipos de melasmas:

Como saber se tenho melasma? Principais sintomas

As manchas escuras, de tonalidade amarronzada, costumam aparecer na face, na região da testa, do nariz, das maçãs do rosto e buço, acima dos lábios.

Caso o melasma seja extrafacial, as manchas tendem a aparecer no colo, braços e pescoço, Geralmente, elas geralmente são bem pronunciadas, porém irregulares. Costumam também ser espelhadas, ou seja, simétricas, iguais dos dois lados.

Como é feito o tratamento para melasma

As pessoas tendem a procurar soluções milagrosas para o melasma, e acabam, muitas vezes, piorando o quadro. O melasma não tem cura, é uma condição crônica, mas, com o tratamento adequado, é possível amenizar a aparência das manchas.

Há várias formas de tratar o melasma. Os médicos dermatologistas comumente aplicam os procedimentos durante o inverno, quando a incidência solar é menor e tratamentos com peelings clareadores e lasers representam riscos menores.

No mais, ao longo de todo ano, quem tem melasma precisa adotar uma rotina de cuidados preventivos com a pele, fazendo uso de protetores e produtos clareadores.

Produtos mais utilizados por quem tem melasma

Os principais dermocosméticos para quem tem melasma levam em sua composição os seguintes componentes:

A importância do protetor solar na prevenção

O uso de protetor solar tem papel fundamental na prevenção de melasmas. O recomendável é utilizar FPS 30, no mínimo, ainda que o dia esteja nublado e chuvoso ou que a pessoa vá permanecer em local fechado.

Outra dica que faz toda a diferença é utilizar protetor solar com cor, ou protetor solar e depois algum produto com cor, como BB Cream e base, o que ajuda a uniformizar o tom de pele e proteger a pele dos raios UVA e UVB, além de criar uma barreira para luz artificial de lâmpadas e telas.

Além disso, é essencial evitar exposição ao sol. Bronzear-se está fora de cogitação. Resfriar a pele também ajuda como efeito calmante, o que pode ser feito com água termal, por exemplo.

Encontre tratamentos para melasma em clínica dermatologista

Ter auxílio de um profissional é fundamental para encontrar tratamentos para melasma que realmente surtam efeito na diminuição das manchas.

O Dermatologista é o médico especialista indicado para tratar os casos resistentes e recorrentes de melasma, quando poderá ser indicado equipamentos a laser, peelings, microagulhamento entre outros tratamentos que são muito específicos e personalizados para cada caso, pois, uma indicação inadequada poderá piorar o melasma.

A DermaSEr é uma clínica dermatológica na Av Paulista que oferece atendimento dermatológico humanizado e totalmente voltado ao cuidado integral de peles com melasmas, aliando tecnologia, ciência e a experiência de dermatologistas qualificados.

Marque uma consulta pelo site e saiba qual o melhor tratamento para melasma.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×