Milium x acne: saiba o que é, como diferenciar e tratamentos


Muitas vezes, quando nos olhamos no espelho, vemos uma bolinha no rosto e acreditamos ser uma acne, mas, na verdade, pode ser milium. Em decorrência disso, machucamos a pele tentando espremer ou usando produtos sem antes consultar um dermatologista, que poderia diagnosticar de forma adequada e fazer a extração de milium corretamente.

O que é milium e o que é acne?

Milium é um cisto ou pápula de queratina de cor amarelada ou transparente com um tamanho que varia de 1 mm a 3 mm. O milium aparece no rosto, próximo ao olho, nariz e bochechas, e por vezes nas costas, mãos, pescoço e, em casos mais raros, no couro cabeludo, nas partes íntimas e na boca.

Seu aparecimento causa coceiras e é consequência da exposição ao sol de forma excessiva e da utilização de produtos que têm como base petróleo – e em bebês pode surgir por conta do calor.

A acne, diferente do milium, é uma inflamação que ocorre na pele devido à pele morta e oleosidade, que obstruem as glândulas sebáceas. Quando isso ocorre, aumenta o foco de bactérias, gerando cravos e espinhas.

O aparecimento da acne pode causar uma leve dor em razão da inflamação, sendo comum em regiões como rosto, costas e no peito.

Como diferenciar milium de acne

A acne é avermelhada e pode ser dolorosa, enquanto o milium pode ser esbranquiçado e coçar. Entretanto, para saber diferenciar milium de acne e fazer a extração de milium ou acne corretamente, é preciso consultar um médico dermatologista para averiguar qual é a situação.

Tratamento para milium

Para realizar a extração de milium, o dermatologista utiliza uma agulha específica para tirá-lo de forma adequada e ainda pode indicar outros passos que podem ser seguidos de acordo com cada tipo de pele.

Entre em contato com nosso consultório de dermatologia e agende uma consulta para tratamento de milium

Medicamentos e pomadas

Os medicamentos são recomendados somente em casos mais graves, como lesões grandes com infecção, que podem causar inchaço e vermelhidão. 

Recomenda-se também usar pomadas com efeito antibiótico, ácido retinoico ou à base de retinoide.

Limpeza de pele

A limpeza de pele com um esteticista é a melhor forma para fazer a extração de milium em pequena quantidade e tamanho, pois é uma limpeza mais profunda na pele. 

Além da limpeza de pele com um profissional, é possível ter cuidados caseiros, como limpar o rosto com água morna, sabonetes de acordo com cada pele, loção tônica, cremes hidratantes, tirar a maquiagem com demaquilantes apropriados, entre outros cuidados que um médico dermatologista pode instruir para que sejam feitos.

Para entender mais sobre os cuidados que se pode ter com a pele ou fazer a extração de milium, conheça a DermaSer, uma clínica de dermatologia com especialistas na área e que tem como diferencial um atendimento humanizado.

Conheça também: subcisão para celulite | dermatologista infantil em São Paulo | Especialista em unhas encravadas | Molusco contagioso infantil

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×