O papel do dermatologista no tratamento de doenças da pele


Mais do que cuidar dos aspectos estéticos da pele, o médico dermatologista é responsável pelo tratamento de diversos problemas que acometem o sistema cutâneo e capilar do corpo humano, dos mais simples aos mais graves. Sua área de atuação, no entanto, é bem mais vasta do que muita gente pensa. Como, afinal, atua esse profissional e qual sua importância?

O que faz um médico dermatologista?

Todo profissional que atua nessa área possui formação em Medicina e uma especialização para atender a pacientes com problemas de pele, mucosas, unhas, pelos e cabelos. É o médico dermatologista quem vai diagnosticar doenças, recomendar um tratamento e fazer a prevenção de enfermidades cutâneas. 

Para se ter ideia, existem mais de três mil doenças dermatológicas que podem afetar pessoas de todos os gêneros e idades segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Dessa forma, é fundamental consultar um especialista no assunto caso qualquer anormalidade apareça no corpo.

Os campos de atuação do dermatologista

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o profissional da dermatologia não atua somente nos cuidados com a pele ou procedimentos estéticos, há uma série de problemas dos quais ele pode cuidar, como: acne, alergias, micoses, quedas de cabelo, unha encravada, verrugas, manchas, estrias, dermatite atópica, câncer de pele, entre outras doenças mais complexas.

Existem, no entanto, três campos específicos nos quais o médico pode trabalhar. Acompanhe abaixo.

Dermatologia clínica e preventiva

De forma geral, o médico que atua nessa área realiza o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças na pele, unhas, pelos e cabelo. Por seu intermédio, é possível solucionar desde problemas mais simples, como acnes e micoses, até casos mais graves e complexos, como câncer de pele, lúpus, psoríase, hanseníase e vitiligo.

Dermatologia cosmiátrica

Essa é a área dermatológica responsável pelo cuidado especificamente estético da pele. Sua principal função é contribuir para a melhora e manutenção da aparência cutânea em diferentes partes do corpo humano.

Dermatologia oncológica 

É a área cujo foco são os casos de câncer de pele.

Como o dermatologista pode ajudar no tratamento de doenças da pele

A procura por um médico dermatologista não deve acontecer somente em casos extremos. É importante, principalmente para pessoas com pele muito clara, fazer um acompanhamento preventivo com o dermatologista. Além da prevenção, o profissional é capaz de diagnosticar e indicar tratamentos específicos para cada caso, dos mais simples aos mais complicados.

Dessa forma, o médico pode indicar medicamentos, produtos para diferentes tipos de pele e apontar os cuidados ao tomar sol ou escolher um creme, sabonete ou protetor solar. É ele também quem julga necessária ou não a intervenção cirúrgica para retirada de anomalias. Importante frisar que mesmos os procedimentos mais simples, se mal aplicados ou indicados, podem trazer danos à saúde do paciente.

A escolha do médico dermatologista

Tendo em vista todos os aspectos apontados, é muito importante procurar por médicos capacitados e de confiança a fim de garantir o diagnóstico preciso e o tratamento correto para cada problema. Vale lembrar que, hoje, há uma infinidade de profissionais que atuam na área estética, mas não são habilitados para trabalhar como dermatologistas, aumentando o risco de complicações em certos procedimentos.

Sendo assim, na hora de escolher um profissional, o ideal é optar por consultórios especializados no assunto, como a DermaSEr, que possui atendimento médico dermatológico voltado ao cuidado integral da pele nas áreas clínica, cirúrgica, cosmiátrica, pediátrica e oncológica.

Com uma equipe de dermatologia qualificada, a DermaSEr aposta na humanização do atendimento médico, norteando-se pela ética de seus profissionais. A clínica de dermatologista paulista está localizada em uma região de fácil acesso na capital de São Paulo, próxima à Avenida Paulista.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×