O que é oncologia: a ciência médica que estuda o câncer


Segundo dados do Ministério da Saúde, são esperados 625 mil novos casos de câncer no Brasil em 2021. Entre os mais comuns em homens, estão o de pulmão, o de próstata e o de intestino. Já em mulheres, serão mais recorrentes os cânceres de mama, de intestino, de pulmão e no colo do útero.

Mais do que nunca, a checagem anual deve ser incorporada à rotina dos brasileiros, uma vez que essas práticas são essenciais na prevenção e controle da doença, assim como seus fatores de risco. 

O que é oncologia?

É a especialidade médica que estuda tumores do câncer e como eles se comportam, podendo ser benignos ou malignos. No Brasil, a oncologia também é conhecida pelo termo cancerologia. 

Por ser um ramo abrangente, muita vezes requer uma especialização ainda maior, sendo esse o motivo de haver enfermeiros e radiologistas oncológicos, por exemplo. 

A função do médico oncologista

O oncologista é o profissional médico certificado e especializado no estudo do câncer. Entre as suas funções, estão o cuidado geral do paciente e a prescrição de tratamentos, como a quimioterapia, a hormonioterapia e a terapia biológica.

Apesar de muito importante, o oncologista não trabalha sozinho. Junto dele, há uma equipe multidisciplinar de médicos e outros profissionais da saúde que cuidam dos demais detalhes acerca da saúde geral do paciente e do tratamento da doença. 

Quando se deve procurar um oncologista?

A maioria dos cânceres possuem boa taxa de cura, se encontrados em seus estágios iniciais. Isso porque um tratamento precoce pode evitar o espalhamento da doença e controlar o seu desenvolvimento ainda no início.

Portanto, é de suma importância que exames regulares sejam incorporados aos hábitos dos pacientes. Entre os que podem ser feitos por oncologistas especializados, está o exame de próstata, o qual deve se tornar rotina para homens acima dos 50 anos. 

O tratamento oncológico

Após o diagnóstico de câncer, é dever da equipe orientar o paciente sobre o tratamento mais adequado a se fazer. Nessa fase, tal procedimento deve ser visto como um cuidado individualizado, uma vez que cada indivíduo tem as suas particularidades.

Diferentes pessoas respondem aos tratamentos mais comuns de maneiras completamente distintas. 

Existem três principais tipos de tratamento para o câncer: 

Curativo

Esse é um conjunto de procedimentos que visa a cura completa do paciente, eliminando qualquer vestígio da doença em seu organismo. As chances de sucesso são maiores quanto mais cedo o câncer for diagnosticado. 

Remissão

Em casos nos quais a cura não é possível, tratamentos que buscam a remissão são os ideais, uma vez que estão voltados para a máxima regressão da doença, a fim de evitar sintomas desconfortáveis. 

Paliativo

Nos casos em que a cura e a remissão têm poucas chances de sucesso, o tratamento paliativo entra como opção para garantir uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico. 

A dermatologia na oncologia 

O Brasil é um dos países com maior incidência de raios solares e ultravioletas em seu território. Tal fato, aliado aos hábitos de proteção solar precários, torna propício o cenário para o desenvolvimento de cânceres relacionados à pele. A previsão para 2021 é que surjam 175 mil novos casos da doença.

Atualmente, existem cerca de seis tipos de tratamento para o câncer de pele, como a cirurgia e a radioterapia. Um novo tratamento, no entanto, promete ser a solução mais eficiente para tipos de cânceres não agressivos: a terapia fotodinâmica.

O seu objetivo é gerar um processo de reação fotoquímica ao usar uma luz especial, liberando moléculas que podem causar a morte das células malignas. Esse é um dos exemplos de como a dermatologia pode ajudar a oncologia

Conheça a DermaSEr

A DermaSEr é uma clínica dermatológica paulista, que possui atendimento médico dermatológico voltado ao cuidado integral da pele, aliando ciência, tecnologia e sua vasta experiência para ajudar pacientes a terem uma melhor qualidade de vida. 

Nós prezamos pelo atendimento humanizado pelas mãos de profissionais extremamente qualificados no tratamento de mazelas de origem oncológica, assim como tantas outras voltadas a diferentes especialidades.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×