O que é terapia fotodinâmica?


Os laser LED e LIP têm sido amplamente utilizados em diversas aplicações na Dermatologia, sobretudo no tratamento de lesões pré-câncer. Esse é um tratamento aprovado pelo Food and Drug Administration, uma agência federal que regula serviços de saúde nos Estados Unidos. 

Se você quer saber mais sobre a terapia fotodinâmica e todas as suas aplicações na Dermatologia Oncológica e outras áreas, não deixe de acompanhar este artigo até o final. Nele, falaremos sobre as vantagens dessa técnica, quando ela é mais recomendada e quais são os resultados que podem ser esperados após o tratamento. Boa leitura!

O que é terapia fotodinâmica?

Também chamada de PDT – que, em inglês, significa Photodynamic Therapy –, a terapia fotodinâmica é uma sofisticada técnica de tratamento que utiliza a ativação de luz e o uso de substâncias fotossensibilizadoras para tratar diversas condições oncológicas na pele, doença de Bowen, carcinoma e mais. 

A combinação do uso de cremes fotossensíveis com a luz direcionada ao foco do problema ajuda a fazer com que a terapia fotodinâmica seja uma técnica muito precisa, diminuindo o seu grau de invasão e agindo exatamente no foco do problema. Isso também contribui para que a recuperação seja mais rápida e menos dolorida para o paciente. 

Esse tipo de terapia também apresenta ótimos resultados na atuação sobre infecções, já que tem propriedades anti-inflamatórias e pode reduzir a concentração de bactérias, vírus e fungos no geral. 

Qual a vantagem da terapia fotodinâmica?

Uma das maiores vantagens do uso da terapia fotodinâmica é, sem dúvidas, a redução no tempo de recuperação, diminuindo os efeitos colaterais pós-tratamento. 

Além disso, a terapia fotodinâmica é um processo minimamente invasivo, ideal para tratar condições como carcinoma basocelular e lesões pré-malignas, desde que estas sejam superficiais.

Outra grande vantagem desse tratamento é o seu efeito cosmético. Por se tratar de uma aplicação extremamente precisa, a terapia fotodinâmica deixa cicatrizes mínimas ou, até mesmo, inexistentes. 

Quando é recomendado fazer a terapia fotodinâmica?

Esse é um tratamento muito comum da Dermatologia Oncológica, usado para tratar carcinomas, basocelulares superficiais e ceratoses. Mas o tratamento também tem outras aplicações. 

A acne, por exemplo, pode ser tratada pela terapia fotodinâmica, sobretudo o tipo inflamatório da doença. O laser pode penetrar nas inflamações e melhorar em até 60% o aspecto da pele, além de tratar o desconforto que as espinhas provocam. 

Pacientes com rosácea também notam melhora no aspecto da pele após algumas sessões do tratamento. Em todos os casos, é importante que a aplicação da luz seja feita em um cronograma bem planejado por profissionais preparados.

É importante frisar que a técnica não pode ser usada no tratamento de pintas, já que elas são um tipo de lesão que pode se desenvolver como melanoma.

Veja também: Existe tratamento a laser para olheira ?

Como a pele fica após a terapia fotodinâmica?

Após uma sessão, a pele pode apresentar vermelhidão, causada pela dilatação dos vasos na região, inchaço e, em alguns casos, bolhas. Esses sintomas, entretanto, são completamente normais e se resolvem sozinhos em uma semana ou menos. 

Dermatologia Oncológica ou Cosmética é na DermaSEr!

Se você procura por uma clínica de confiança para realizar procedimentos dermatológicos, a DermaSEr pode te ajudar! Nós somos especializados no cuidado com a pele, aplicando tecnologia e muita técnica para garantir os melhores resultados para os nossos clientes. Visite nosso site e marque uma avaliação para terapia fotodinâmica

Conheça também: Remoção de Tatuagem a laser | Dermatólogo tricólogo | Subcisão para Celulite

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×