O que fazer na primeira consulta ao dermatologista?


O dermatologista é o profissional responsável pelo estudo da derme, ou seja, da pele. Isso significa que, ao procurar por uma consulta ao dermatologista, você deve estar preparado para que ele analise a sua pele, prescreva medicamentos, passe orientações precisas e realize exames físicos. 

No entanto, para que o profissional possa atuar da melhor maneira possível, é essencial que o paciente esteja pronto para responder às suas perguntas e seja totalmente honesto nas respostas. Assim, o dermatologista poderá ajudar o paciente e sanar todas as suas dúvidas de maneira eficaz.

Veja, neste post, tudo o que você precisa saber sobre a primeira consulta ao dermatologista. Acompanhe a seguir.

O que fazer no primeiro atendimento

No primeiro atendimento, é preciso que o paciente esteja disposto a entregar ao profissional diversas informações e pronto para o exame físico realizado pelo dermatologista. Veja como se preparar:

Uso de medicamentos

Mencionar ao médico quais os medicamentos que você usa atualmente é muito importante. Para que o dermatologista possa prescrever novos medicamentos ou tratamentos, como o uso de laser, por exemplo, é essencial que ele saiba se você faz o uso de algum remédio.

Dúvidas

Para que você não se esqueça de perguntar nada, é interessante que você leve suas dúvidas anotadas ou até escritas em um bloco de notas no celular. Isso facilita muito a consulta e faz com que você possa aproveitar o atendimento ao máximo.

Vestuário

Obviamente não há um vestuário especial para a consulta ao dermatologista. No entanto, para que você facilite o trabalho do profissional, vista roupas leves e de fácil retirada. Esse aspecto é importante, pois o profissional provavelmente vai pedir para analisar seu corpo em busca de manchas ou pintas que podem indicar algum problema mais grave.

Maquiagem

Não utilize maquiagem no dia da consulta. O uso de maquiagem faz com que seja mais difícil para o profissional ter a visão adequada da sua pele. Dessa forma, o ideal é que você chegue à consulta “de cara limpa”.

Gestação e amamentação

Por fim, é essencial que você avise o médico se está grávida ou se está em processo de amamentação. Alguns medicamentos e tratamentos só podem ser realizados em pacientes que não estão nessa fase da vida. Por isso, o ideal é mencionar essas informações ao longo da consulta.

O que esperar do atendimento em uma clínica dermatológica

A primeira coisa que você deve esperar de uma clínica dermatológica é a segurança no atendimento. Como a dermatologia é uma especialidade que demanda a visualização de qualquer parte do corpo, é importante que você se sinta segura para tirar dúvidas e deixar que o médico analise sua pele.

Outra questão importante é a variedade de tratamentos disponíveis no local. Quando você opta por ir até uma clínica, deve esperar que ela conte com os equipamentos necessários para que você receba o melhor atendimento possível no quesito de possibilidades de tratamentos.

Além disso, você deve esperar que o médico siga o script adequado no atendimento. A primeira coisa que ele vai fazer é a anamnese, que é a entrevista para saber diversos aspectos da sua vida, como alimentação, gestação, uso de medicamentos, sintomas, entre outros. 

Depois disso, o dermatologista fará o exame físico de maneira profissional e ágil. Por fim, o médico poderá fazer a prescrição de medicamentos e dar orientações a respeito de novos hábitos.

Conheça a melhor clínica de atendimento dermatológico, a DermaSEr

A DermaSEr é a opção ideal para que você faça a sua primeira consulta ao dermatologista. O atendimento é humanizado e os profissionais são extremamente qualificados e competentes. Além disso, a clínica dermatológica DermaSEr fica localizada em um dos melhores pontos de São Paulo, no bairro Paraíso.

Confira:  Como tratar verrugas | Remoção de Tatuagem a laser | Dermatólogo tricólogo | Subcisão para Celulite

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×