Olheiras: o que causa e qual o tratamento?


Diversas pessoas, quando olham para o próprio rosto, ficam desconfortáveis ao notar a presença de marcas e manchas. As olheiras, marquinhas localizadas na região dos olhos, por exemplo, são vistas como uma das maiores vilãs estéticas.

Apesar de extremamente comuns e naturais, as olheiras são indesejadas por grande parte da população, trazendo o que muitos chamam de “olhar cansado”. Mas fique calmo! É possível tratá-las e amenizá-las.

Antes de descobrir os detalhes desse tratamento, que deve ser realizado por um dermatologista, acompanhe quais são os principais tipos de olheiras, o que pode causá-las e quando é necessário buscar ajuda profissional.

O que são olheiras? 

Resultando em um tom escurecido, as olheiras consistem na concentração de melanina ou de vasos sanguíneos na pálpebra inferior. A sua manifestação, na maioria das vezes, tem origem genética.

Quais os tipos de olheiras?

Os diferentes tipos de olheiras são categorizados pela intensidade da pigmentação, estrutura das pálpebras, coloração e fatores de origem. Elas podem ser classificadas como: olheiras vasculares, olheiras estruturais, olheiras pigmentares e olheiras mistas.

Olheiras pigmentares 

São olheiras que ocorrem por depósito de pigmento de pele. Em geral, apresentam a cor marrom e são mais comuns em pessoas negras, com tendências genéticas ou alérgicas.

Olheiras vasculares 

As olheiras vasculares podem surgir depois de noites mal dormidas, quando há má circulação sanguínea na região ou em peles palpebrais muito finas e claras. Normalmente, são arroxeadas, azuladas ou avermelhadas.

Olheiras estruturais

Esse tipo acontece devido à falta de tecido na área, deixando a pele muito fina. A probabilidade do surgimento dessas olheiras aumenta com o envelhecimento da região palpebral.

Olheiras mistas 

São as mais comuns, visto que, frequentemente, a combinação dos fatores listados acima é responsável pela manifestação das olheiras.

O que pode causar olheiras? 

Como observado, inúmeros motivos podem favorecer o aparecimento das olheiras. Algumas das principais causas são: fatores genéticos, dormir mal durante a noite, má circulação do sangue e acúmulo de vasos sanguíneos, excesso de melanina na região, excesso do consumo de álcool, sal e drogas, tabagismo, doenças respiratórias e estrutura óssea do rosto.

Quando procurar um consultório de dermatologia? 

Caso as olheiras sejam persistentes, causando desconforto e incômodo, o ideal é consultar um médico dermatologista o quanto antes, impedindo que se acentuem. No entanto, quando as marcas aparecem apenas eventualmente e, logo após, desaparecem, não há necessidade de contar com ajuda profissional.

Veja também: Existe tratamento a laser para olheira ?

Como funciona o tratamento? 

Infelizmente, não existem tratamentos curativos. E agora? Devo conviver com o incômodo causado por essas manchas?

Não! Há vários produtos e técnicas que podem ser utilizados para tratar e atenuar as olheiras. Porém, deve-se sempre procurar um dermatologista para que a região seja examinada e, de acordo com o tipo de olheira, o melhor tratamento seja prescrito.

Por exemplo, os cuidados para olheiras vasculares atuam com objetivo de melhorar a circulação sanguínea, eliminar pigmentos para clareá-las ou hidratar a pele quando for muito fina. Para isso, processos como drenagem linfática, lasers e luz intensa pulsada podem ser feitos.

Em relação às olheiras pigmentadas, com o intuito de despigmentar a área amarronzada, podem ser realizados peelings de ácido tioglicólico e lasers. Também recomenda-se o uso de cosméticos clareadores.

Porém, conforme comentamos, a maior parte das pessoas têm olheiras mistas. Dessa forma, não existe um tratamento universal. Apenas o dermatologista poderá aconselhar o melhor tratamento.

Muitas vezes, é necessário também realizar aplicações de preenchedores como o ácido hialurônico para corrigir os aspecto mais escurecido e estruturar melhor a região.

Com a DermaSEr, você poderá contar com uma equipe de médicos especializados para oferecer o tratamento adequado às suas olheiras. Com profissionais altamente qualificados, prestamos serviços na área de Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica.

Em busca de um dermatologista na Paulista? Somos uma clínica de dermatologia completa, visando sempre entregar os melhores resultados com o uso dos mais novos equipamentos. Além disso, atendemos não só por meio de uma ampla rede de convênios, mas também trabalhamos com reembolso.

Conte conosco para o tratamento de suas olheiras! Conheça a DermaSEr e marque uma consulta em um de nossos consultórios de dermatologia.

Conheça também: Ultrassom microfocado | Remoção de Tatuagem a laser | Dermatólogo tricólogo | Subcisão para Celulite

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×