Quando procurar uma clínica de dermatologia e marcar uma consulta?


Muito se fala sobre o cuidado da pele dentro da Dermatologia, porém pouco se comenta a respeito do quão vasto esse campo é. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, tal especialidade foca no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções não só relacionadas à pele, mas também aos pelos, cabelos, mucosas e unhas. 

No entanto, você sabe quais são os sinais que devem servir de motivação para marcar uma consulta com um dermatologista? A seguir, esclarecemos essa dúvida!

Para além da estética 

Grande parte das pessoas que procuram por dermatologistas tem uma justificativa estética, como a busca por um tratamento com a pretensão de atenuar a acne ou manchas. Assim, os médicos dessa área dão orientações e indicam produtos que visam melhorar ou manter o bom aspecto da pele, contribuindo para o nosso bem-estar e boa autoestima. 

No entanto, o cuidado desses profissionais vai além das questões estéticas: eles são responsáveis por tratar diversas complicações e doenças, das mais simples às mais graves. 

Desse modo, é essencial que a demanda por esse tipo de atendimento não seja realizada apenas quando surge algum problema que se reflete em nossa aparência. A prevenção é de extrema importância! Assim como vamos ao clínico geral para fazer exames de rotina e investigar ou prevenir futuras complicações, a ida ao dermatologista também deve se tornar um hábito. Somente um médico pode saber se mesmo aquele pequeno sinal pode indicar alguma enfermidade. 

Entretanto, há alguns fatores que indicam alguma desregulação da homeostase do nosso corpo e que só a procura por um profissional pode solucionar. 

Alguns casos em que o profissional deve ser procurado 

Diversas complicações da pele significam mais do que algo ligado à natureza estética, podendo simbolizar algo mais grave. Pintas que mudam de cor e tamanho, micose, manchas, flacidez e ressecamento excessivo são alguns desses elementos. 

Unhas fracas e quebradiças também são sintomas que podem ser tratados pelo dermatologista, uma vez que essas manifestações têm o potencial de estarem ligadas à anemia, micose, psoríase, problemas na tireóide e demais alterações. Outra questão analisada consiste na queda de cabelo, a qual muitas vezes está associada à desregulação nutricional ou hormonal. 

Além disso, problemas com o suor têm a possibilidade de serem avaliados por esses especialistas. A hiperidrose consiste na sudorese excessiva e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, decorre de fatores emocionais, hereditários ou patológicos. 

É evidente, portanto, que a escolha de um especialista precisa ser pensada de maneira cuidadosa, optando por profissionais qualificados em uma boa clínica dermatológica. 

Cuidado integral com a DermaSEr

Localizada nas proximidades do Ibirapuera, a clínica de Dermatologia DermaSEr realiza atendimentos particulares ou via convênios médicos. 

Nós pensamos no conforto integral de todos os nossos pacientes e, por isso, fornecemos atendimentos que englobam a saúde em sua totalidade. Assim, conciliando ciência, arte, tecnologia e experiência, seguimos precisamente todos os protocolos e exigências das autoridades sanitárias. 

Venha conhecer nossa equipe de dermatologia e encontre o dermatologista que poderá te ajudar a manter um cuidado saudável no seu dia a dia!

Saiba mais: Como podem ser tratados os Angiomas?

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×