Tricologia: entenda a especialidade médica que estuda os cabelos


Muitas vezes relacionados somente à questão estética, a queda e quebra de cabelos, calvície ou danos causados por processos químicos são fatores que podem trazer preocupações muito além da autoestima. Cuidar da saúde capilar é algo tão importante quanto zelar pelo resto do corpo, e o que poucos sabem é que há uma ciência específica por trás disso: a tricologia. Mas, afinal, do que exatamente se trata esse ramo de atividade?

O que é tricologia

Essa especialidade é uma área da dermatologia oriunda da Inglaterra, criada em 1902, ela visa solucionar problemas capilares. Por meio da tricologia são curados diversos distúrbios que alteram a estrutura e o aspecto do cabelo. Algumas anomalias podem, inclusive, apontar a falta de nutrientes necessários para o corpo humano ou sinalizar a existência de doenças mais graves, como alterações da tireóide, sífilis ou lúpus.

Como é a tricologia no Brasil

Sempre atento ao segmento estético, o Brasil trata o estudo capilar com a mesma seriedade e possui profissionais empenhados em aperfeiçoar o entendimento sobre o que é tricologia. Em um território de dimensões continentais, onde a miscigenação é a marca registrada da população, o grande desafio para os pesquisadores é compreender minuciosamente todos os tipos e estruturas de fios.

O País conta também, desde 2011, com a Academia Brasileira de Tricologia (ABT), a maior referência educacional do segmento, responsável por conscientizar e qualificar profissionais da saúde, estética e beleza.

Atuação médica e as condições que a tricologia estuda

Quando recebe um paciente, o dermatologista ou médico tricologista faz uma análise, a chamada anamnese, que identifica o histórico familiar e fatores que podem ter levado ao problema. Com essas informações, o profissional poderá solicitar um exame ou tratamento.

Para ter uma ideia de sua abrangência, a tricologia investiga e trata dezenas de problemas e doenças, tais como: queda e quebra dos fios, calvície, formação de caspas, infecções no couro cabeludo, psoríase, excesso de pelos, entre outros.

Como é feito o diagnóstico

Antes de dar início a algum tratamento, o profissional deverá solicitar um exame para conhecer o problema. Dentre os principais métodos de diagnóstico, destacam-se:

Análise do cabelo por meio de microscópio. O procedimento de retirada dos fios pode ser levemente doloroso.

Menos invasivo, é feito por um equipamento que utiliza câmera com zoom.

Retirada de cerca de 4mm da pele do couro cabeludo para diagnóstico em laboratório.

Método que analisa, por fotografias, a quantidade de fios que nascem e caem, bem como sua espessura e densidade.

Tratamento aplicado em clínicas de estética e dermatologia

Identificado o problema, o paciente será submetido ao processo de tratamento, que pode variar de acordo com a necessidade.

Em alguns casos, remédios e vitaminas são suficientes para tratar doenças e a calvície.

Método de estimulação para o crescimento capilar por meio de caneta elétrica.

Estimula o crescimento de fios e aumenta sua espessura.

Utiliza microagulha na derme do couro cabeludo, injetando hidrofílicos, lipofílicos e macromoléculas.

Limpeza profunda para evitar irritações, infecções, caspas ou queda capilar.

Interação de luz que visa acelerar o crescimento e fortalecimento dos fios.

Para diagnósticos menos complexos, são indicados outros tipos de intervenção, como massagens capilares, máscaras, fitoterapia e uso de loções, shampoos e condicionadores dermatológicos.

 

Especializada nas áreas Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica, a DermaSEr é uma clínica dermatológica próxima aos bairros do Ibirapuera, Jardim Paulista, Vila Mariana e Consolação que possui atendimento médico voltado ao cuidado integral da pele e do cabelo. A clínica busca aliar ciência à arte, tecnologia e experiência pelas mãos de profissionais qualificados.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×