Verrugas: o que são, como surgem, tipos e tratamentos


O surgimento de uma verruga nova no corpo pode assustar. Muitas vezes, não sabemos se ela é apenas um simples sinal passageiro e inofensivo ou se pode significar alguma coisa mais perigosa para o nosso corpo.

Siga o texto, para entender melhor o que é uma verruga, como surgem, quais os tipos e os tratamentos disponíveis!

O que são e como surgem as verrugas

As verrugas são pequenos tumores benignos na pele, geralmente inofensivos, causados pelo papilomavírus humano, também conhecido por HPV. O vírus entra na pele, fazendo com que as células da epiderme cresçam de forma anormal. 

Com isso, as células contaminadas, lançadas na camada mais superficial do corpo, transformam-se em verrugas, que podem surgir em qualquer lugar do corpo: cotovelos, joelhos, pés, mãos etc. Locais que costumam ser depilados são os mais comuns para as verrugas aparecerem.

As verrugas também são bastante contagiosas. A transmissão pode ocorrer por contato com uma pessoa contaminada ou por autoinoculação, podendo se espalhar de uma área do corpo para outra.

Pessoas com a imunidade baixa, crianças e adolescentes são as mais propensas ao aparecimento de verrugas pelo HPV. Porém, é possível se prevenir, já que as verrugas só se desenvolvem quando há algum local em que o vírus consiga adentrar, como uma ferida ou um arranhão.

Apesar de, em geral, as verrugas não causarem qualquer tipo de mal ao corpo, podem ser indicativos de problemas mais sérios. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista, caso demorem a sumir do corpo.

Confira quais são os tipos de verrugas

Verruga filiforme

Verrugas finas e longas que surgem, em especial, no rosto e no pescoço de idosos.

Verruga vulgar ou comum

São as mais comuns. Possuem textura áspera, forma arredondada ou irregular e são menores do que 1 cm de diâmetro.

Verruga genital

São as que surgem na região íntima, masculina ou feminina. Podem ser um indicativo de algo mais grave, como um câncer.

Verruga plana

Surgem no rosto, possuem a forma plana e podem surgir em grupos. Em geral, são acastanhadas ou amareladas.

Verruga plantar

Conhecidas como “olho-de-peixe”, são verrugas que aparecem na planta dos pés, muitas vezes, dolorosas e parecidas com um calo.

Tratamentos para verrugas

O tratamento para verrugas deve ser feito apenas com o acompanhamento de um médico dermatologista, pois os tratamentos caseiros podem agravar as lesões.

Hoje em dia, as opções de tratamento disponíveis são feitas com:

Ácido nítrico fumegante

Aplicações quinzenais no consultório do dermatologista.

Ácido salicílico + ácido lático

Aplicação de medicamentos sob orientação médica no local da verruga, para a descamação, até a cura.

Crioterapia

O médico dermatologista aplica um spray de nitrogênio líquido, para congelar a verruga. Esse tratamento pode durar algumas sessões.

Eletrocirurgia

No consultório do dermatologista, é feita a remoção das lesões com um bisturi de alta frequência, que carboniza a área. O resultado é imediato, e a recuperação é bem rápida, mas é necessária anestesia local.

Cirurgia a laser

É um procedimento indicado para pessoas que possuem muitas verrugas. Com anestesia, o médico aplica um feixe de luz diretamente na área afetada, para destruir o tecido da verruga.

Depois da cirurgia a laser, são necessários alguns cuidados, pois há risco de infecção, com a ferida que ficou após a remoção.

Imunoestimulação

Esse é tratamento para o sistema imunológico, para que as verrugas desapareçam. Pode ser intralesional (com injeções), tópicas (com cremes) ou sistêmicas (com medicamentos orais).

Conheça a DermaSEr!

A DermaSEr é uma clínica dermatológica localizada em São Paulo, que conta com diversas especialidades e convênios. Agende uma consulta com a nossa equipe de dermatologia, para iniciar seu tratamento para verrugas. Aqui, prezamos a humanização do atendimento e a ética. Esperamos por você!

Conheça também: Molusco contagioso infantil | Dermatologia Oncológica

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

Clínica de remoção de tatuagem

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
[email protected]
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    ×