Acne – Derma SEr

Classificação da acne:

• Grau 1: Surgem alguns cravos, que podem ser brancos ou pretos. É o início do desenvolvimento da acne, mas nesse estágio as espinhas não aparecem.

• Grau 2: Surgem pápulas e pústulas. Nessa fase a pele já está bem oleosa e as inflamações estão avançadas deixando a pele com algumas elevações.

• Grau 3: Surgem os nódulos, que aparecem nas camadas mais profundas da pele. Os cistos são avermelhados e causam dor.

• Grau 4: Na fase 4, também estão presentes os nódulos e abscessos. Os cistos estão ligados e formam verdadeiros túneis que drenam o pus. A partir disso, surgem as cicatrizes de acne e lesões císticas.

• Grau 5: Onde a doença é grave por estar associada a um quadro de imunossupressão, o indivíduo apresenta além da presença de lesões acneicas císticas, um quadro de queda do estado geral, sensações de dores fortes e até febre.

Quais são os sinais clínicos da acne?

A acne pode ser representada por diversas formas: Seborreia: Excesso da secreção sebosa nas glândulas. A pele fica oleosa e brilhante. Comedão: É o famoso cravo, que pode ser aberto ou fechado. Pápula: É uma lesão arredondada e endurecida. Pústula: Como o próprio nome indica, quando há formação de pus. Cisto: É um abscesso localizado. Cicatriz: Marcas de cicatrização.

Qual é o tratamento indicado para acne?

O tratamento da acne será definido de acordo com o estágio da doença, mas em todos os tipos deve ser iniciado o quanto antes, para evitar principalmente o aparecimento de cicatrizes da acne. São utilizadas medicações para uso diretamente na pele, e nos casos mais graves (pústulas, nódulos, etc..) é feito o uso de medicamentos via oral, a isotretinoina, que atua diretamente sobre a glândula seborreica, causando a expulsão do sebo e a diminuição do tamanho desta de forma permanente. A desobstrução dos folículos, para evitar que as bactérias se proliferem e o quadro fique ainda mais grave, é o método utilizado por muitos esteticistas ao fazer a limpeza completa da pele, a fim de controlar a oleosidade e evitar que os cravos se tornem espinhas. Outros métodos eficazes é a microdermoabrasão (também conhecida como peeling de cristal) e o laser LED para acne. O tratamento com o médico para as cicatrizes de acne é feito com laser não ablativo fracionado e o laser ablativo fracionado. O acompanhamento de um dermatologista é imprescindível e o cuidado com a pele deve ser diário. Faça o uso de um protetor solar qualificado, escolha uma alimentação saudável, e permita-se viver com a pele livre de qualquer impureza ou dano.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×