Alterações nas unhas
Unhas saudáveis são indicadores de que você também esta bem de saúde. Através de algumas alterações e doenças das unhas já é possível identificar outros possíveis doenças relacionadas.
As unhas podem ajudar os médicos a diagnosticar doenças :
As principais patologias que levam a alterações das unhas são:
Anemia:
unhas quebradiças, secas, opacas, sulcos transversais(vários), coiloniquia (formato côncavo das unhas), onicólise (descolamento das unhas)
Doenças cardíacas:
Unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
Doenças renais:
Engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unha metade marrom e metade clara.
Doenças no fígado:
Unhas de Terry (ocorre na cirrose) cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal nas pontas, unha pálida amarelada, arredondamento e aumento da unha.
Doenças gastrintestinais:
Pontos hemorrágicos, unhas doloridas, frágeis e que se descolam ou descarnam.
Diabetes:
Unhas avermelhadas e com vasos na pele, engrossamento das unhas, micose mais freqüentemente, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
Hipertireoidismo:
Afinamento, enfraquecimento, descolamento das unhas e abaulamento.
Hipotireodismo:
Unhas opacas de textura mais grossa.
Lúpus eritematoso:
Hemorragia da cutícula, manchas brancas na unha, depressões puntiformes e descolamento das unhas. Reumatismo: unhas amareladas, sulcos transversais lúnula avermelhada e engrossamento sob as unhas.
Leucemia:
Unhas quebradiças, hiperqueratose (engrossamento) ou perda total da unha.
AIDS:
Infecção das unhas por fungos e cândida, vírus e herpes e sarcoma de Kaposi (tumor vascular)
Porque as unhas ficam encravadas?
A unha encravada é muito comum no dedo do pé. Isso devido ao corte incorreto da unha, principalmente nos cantos (não seguindo a sua curvatura) e ao uso de sapatos apertados, permitindo que a unha cresça para dentro da pele.
Há um sério desconforto na área, pois a unha fica extremamente dolorida e nos casos mais graves são necessários tratamentos especiais com o médico dermatologista, através de pequenas cirurgias para remoção do tecido inflamado.
Como posso proteger ainda mais a unha?
Se você possui algum tipo de problema com as unhas, use luvas protetoras sempre que possível, principalmente quando for mexer com produtos químicos ou de limpeza. Procure evitar inclusive a permanência por muito tempo dentro da água e após secar as mãos faça o uso de um creme hidratante para evitar a pele seca.
Agende uma consulta na clínica de Dermatologia DermaSEr
Prestamos serviços médicos na área de Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica. Contamos com uma equipe de Dermatologistas em SP, preocupados com sua saúde e bem estar. Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.