Toxina Botulínica

O Botox é mais eficaz nas áreas em que há intensa atividade muscular, com formação de linhas de expressão.
As rugas mais rasas desaparecem com a aplicação do Botox, enquanto as linhas de expressão são suavizadas.
Toxina Botulínica é nome cientifico e Botox® é o nome comercial de uma das substância aplicadas no tratamento para suavizar as linhas de expressão.

Na dermatologia, a aplicação da Toxina Botulínica (Botox®) é usada para corrigir rugas da pele, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.

Muitas vezes a Toxina Botulínica também é aplicada para melhorar o resultado estético de uma cirurgia, mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.

As rugas dinâmicas são causadas por contrações da musculatura facial, acentuando-se a cada vez que fazemos as expressões normais da face. A injeção desse produto provocará um relaxamento da musculatura na qual é aplicada, atenuando a contratura muscular do mesmo, levando a melhora nas rugas.

Em quanto tempo a toxina botulínica (Botox®) faz efeito?
O início do efeito proporcionado ocorre entre 3 a 7 dias após a injeção e seu efeito pode vir a durar 4 a 6 meses em média. Este período pode ser maior ou menor, variando de acordo com o organismo.

A toxina botulínica (Botox®) é aplicada através de uma agulha, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o local desejado. Como a quantidade a ser aplicada é muito pequena, a dor é mínima, mesmo assim podem ser utilizados cremes anestésicos para diminuir este desconforto, que se caracteriza por leve ardência. Logo após a aplicação a região pode ficar levemente vermelha e inchada, melhorando após alguns minutos.

Qual a vantagem desse tratamento?
A vantagem da aplicação do Botox® é a possibilidade de reduzir as linhas de expressão de forma simples e rápida através de um ambiente clínico.
O Botox® é diferente da cirurgia plástica e o procedimento é feito em ambiente clínico sem procedimentos cirúrgicos.

O resultado da toxina (Botox®) é estável?
Sim. A toxina botulínica do tipo A relaxa o músculo da ruga durante 5 ou 6 meses. Após este período as rugas voltam a aparecer progressivamente, necessitando de novas aplicações.

Em quais regiões pode-se fazer a aplicação?
Geralmente as aplicações de toxina botulínica (Botox ®) são mais comum nas regiões do rosto, como envolta da boca, próximo aos olhos e na região central entre as sobrancelhas para corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.

A aplicação da toxina botulínica pode causar algum tipo de vício?
Não. Essa toxina (Botox ®) apenas “relaxa” a contração dos músculos deixando as linhas de expressão do rosto mais suavizadas e não gera nenhum tipo de vícios químico.

O tratamento com a toxina (Botox®) é doloroso?
Depende da sensibilidade da pessoa. Pois algumas pacientes dizem que não dói nada, entretanto outras dizem sentir uma leve queimação.

Vale lembrar que durante a aplicação a dermatologista aplica um creme anestésico tópico que reduz a sensação de desconforto durante as aplicações.

A toxina botulínica (botox®) paralisa a face?
Não. Se for aplicado corretamente por um médico qualificado. Irá apenas relaxar parte da musculatura facial onde foi aplicado reduzindo a contração muscular do local que consequentemente eliminará as rugas e as linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e em volta dos olhos.

Pode ser aplicado em qualquer idade?
A aplicação da toxina botulínica (Botox ®) tem a finalidade de corrigir pequenas imperfeições causadas por cicatrizes, ou expressões faciais marcantes. Esse tratamento é mais procurado por pessoas acima 30 anos de idade, onde os sinais começam a ser mais visíveis. Porém, independente da idade a paciente deve passar por uma consulta de avaliação para que a dermatologista possa avaliar se existe realmente a necessidade da aplicação.

Existem outros casos em que a toxina botulínica é também utilizada para tratamento em crianças com problemas musculares. Essa aplicação permite que a região ganhe mais flexibilidade, como por exemplo:
Pé, pernas, braços, etc.

O tratamento provoca algum efeito colateral?
O efeito colateral mais comum é uma sensação de queimação temporária, alguns pacientes referem dor de cabeça logo após o tratamento. Por se tratar de uma injeção pode ocorrer a formação de hematomas no local da aplicação, que desaparecem após alguns dias.

Em raras situações, o paciente pode desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos e um abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra.

Após a aplicação de Botox® o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações. Deve evitar massagens e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas.

Essas aplicações podem ser feitas durante a gravidez?
Não. A toxina botulínica derivada da bactéria C, ou seja, o Botulinum e é contra indicado durante o período de gestação e amamentação.

Posso tomar sol após a aplicação?
É aconselhável evitar o banho de sol por pelo menos 10 dias, porém se for inevitável utilize um bom protetor solar e peça orientação para sua dermatologista para saber qual o fator você deve usar.

Pode manchar a pele?
É muito difícil, mas, caso aconteça é possível usar um creme que faça a mancha desaparecer sem perder o resultado proporcionado pela aplicação.

Quais os cuidados após a aplicação da toxina botulínica (Botox®)?

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×