Dermatite atópica

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é um processo inflamatório crônico da pele, caracterizado por lesões e coceira.

A causa exata da dermatite atópica ainda não é conhecida. Sabe-se que existe uma predisposição genética e que não se trata de uma doença contagiosa. Em 70% dos casos, existe uma história familiar ou pessoal de doenças atópicas, com a asma brônquica, a rinite alérgica ou a própria dermatite atópica. Além disso, existem alguns fatores que são reconhecidamente seus desencadeantes ou agravantes, como pele seca, substâncias ou irritantes, calor ou frio intenso, baixa umidade, transpiração, estresse emocional e infecções em geral.

O principal sintoma é a coceira (ou prurido), que é em geral intensa, piorando durante a noite, com o calor ou a transpiração. Na pele, surgem lesões que podem ser avermelhadas, vesiculosas (com “bolinhas de água”), com escoriações e crostas. Nas fases crônicas, é comum o surgimento da liquidificação, deixando a pele espessada, escurecida e com acentuação de suas linhas normais. A localização das lesões está geralmente relacionada com a idade. Na infância, ocorrem predominantemente na face e em regiões extensoras dos membros. Nos adolescentes e adultos, elas comprometem especialmente as dobras dos braços e das pernas.

Como é realizado o tratamento da dermatite atópica?

O tratamento da dermatite atópica baseia-se na prevenção, no controle dos sintomas e na educação do paciente e dos familiares.

É necessário, principalmente, tentar controlar, evitar ou diminuir a exposição aos fatores desencadeantes:

Como medicamentos, podem ser usados os corticóides tópicos, os imunossupressores tópicos e os anti-histamínicos sistêmicos. Para quadros mais graves, os corticóides sistêmicos e outras medicações imunossupressoras sistêmicas.

Em casos de infecções, podem ser úteis os antibióticos ou antivirais. Outro método muito empregado é a fototerapia, mediante a exposição aos raios ultravioleta.

Contato

Nossa clínica de Dermatologia está localizada próximo a Paulista.

(11) 3885-9020 | (11) 3171-1901
(11) 99995-4200
contato@dermaser.com.br
Rua Manuel da Nobrega, 354 - 10º andar - São Paulo - SP.
Segunda a Sexta-feira 8h:30 às 20:00
Sábados 9h às 12h:30

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba conteúdos e novidades:

    ×