Molusco contagioso infantil
Como ocorre a transmissão do molusco contagioso infantil?
O vírus é transmitido no contato da pele de uma pessoa que possua as lesões para outra, durante a relação sexual, por objetos pessoais, como toalhas e em piscinas, afetando com grande incidência crianças e jovens. Dentro das pequenas verrugas causadas pela doença, existe uma substância líquida que contém o vírus, e é altamente infecciosa.
Quais são os sintomas do molusco contagioso infantil?
Depois de infectar as células da pele, o vírus passa por um período de incubação de 2 a 8 semanas. Em seguida, surgem pequenas lesões, denominadas como pápulas, com cerca de 2 milímetros. Frequentemente se tornam vermelhas e inflamam, podendo causar dor. Devido à facilidade para transmissão pode se espalhar em diversas áreas do corpo, como tórax, abdome e nos genitais.
Existe algum grupo de risco com maior possibilidade de contágio?
Qualquer pessoa exposta ao vírus, por meio do contato com a pele, pode desenvolver a doença. No entanto, crianças tendem a pegar mais moluscos que os adultos, por não ter a imunidade desenvolvida contra o vírus. Algumas regiões com climas tropicais favorecem o seu crescimento, devido ao calor e a umidade.
Esta doença apresenta perigo para a saúde?
Molusco contagioso infantil não apresenta qualquer perigo, sendo apenas desconfortável devido aos pequenos tumores, benignos, que aparecem pelo corpo causando dor e coceira. No entanto, reflete o enfraquecimento do sistema imunológico.
Como sei que tenho molusco contagioso infantil?
É necessário buscar orientação de um especialista, que determinará se o paciente esta com a doença. Em alguns casos o diagnóstico é realizado por recolha de amostras do tecido para exame de biópsia, as células do molusco contagioso infantil são facilmente identificadas.
Como que é realizado o tratamento para molusco contagioso infantil?
Existem algumas formas de combater o molusco. Pode ser por meio de curetagem, aplicação de nitrogênio líquido ou de ácidos tópicos. A resposta ao tratamento será de acordo com o organismo de cada paciente. Tratamentos alternativos podem ser realizados com pomada, com substâncias anti-inflamatórias e/ ou secativas, e sabonetes especiais.
Quais são os cuidados que se deve tomar após o término do tratamento?
O paciente deve voltar ao consultório médico dentro de 15 dias a 2 meses, após a realização do tratamento, para garantir que as lesões foram erradicadas.
É possível o molusco reaparecer após término do tratamento?
Sim. É provável que haja re-infecção em uma pessoa que já foi tratada. Se o tratamento tiver início assim que se identificarem novas lesões, a condição poderá ser fácil de controlar.
Agende uma consulta para tratamento do molusco contagioso infantil
Faça seu agendamento de consulta na clínica de dermatologia em SP!
Saiba mais sobre: Dermatologia Pediátrica | Dermatologia infantil